O Facebook terá de pagar US$ 20 milhões a cinco usuários que se incomodaram com a forma como a rede social usava seus dados para vender anúncios publicitários. A quantia foi estabelecida graças a um acordo concedido por um juiz norte-americano nessa segunda-feira, 26.
Como explica a Reuters, as cinco pessoas abriram um processo contra o Facebook em 2011 porque as "Histórias Patrocinadas" do site usavam seus "likes" sem qualquer remuneração ou autorização. O recurso permite que marcas se aproveitem de usuários que curtiram suas páginas para mostrar a outros internautas que seus amigos se interessam por elas.
A reclamação serviu de alerta sobre como o Facebook lida com a privacidade, monetizando as informações de seus usuários sem lhes pedir por isso. E são cifras altas, pois a empresa recebeu US$ 234 milhões com as Histórias Patrocinadas entre janeiro de 2011 e agosto de 2012.
Houve críticas de que a punição não resolverá o assunto, apesar de o Facebook ter garantido que daria mais controle a internautas que queiram cuidar de sua privacidade, mas Richard Seeborg, o juiz, escreveu que "apesar de não incorporar todas as funções que alguns dos opositores prefeririam, [a punição] possui valor significativo"
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